Vitamina D e sua importância para o organismo

Vitamina D e sua importância para o organismo

Um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo humano é a vitamina D. É um composto lipossolúvel – ou seja, que se dilui em gordura e por isso precisa de moléculas como o colesterol para circular pelo organismo.

A vitamina D interage com diversas células do corpo, como as do sistema cardiovascular e sistema nervoso. Por isso, a ausência dela pode causar uma série de complicações.

principal forma de obter a substância é por meio do sol. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ao interagirem com a pele são capazes de ativar a síntese do nutriente no corpo.

Essa exposição solar é responsável por 90% da obtenção de vitamina D, por isso é importante tomar sol sempre que possível com os cuidados necessários.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a recomendação é pegar o sol da manhã, antes das 10h, no mínimo três vezes por semana.

A entidade aconselha que no momento da exposição as pessoas devem vestir camiseta e bermuda, deixando braços, pernas, pescoço e rosto à mostra; não utilizar protetor solar; e a duração do banho de sol deve ser de 15 a 20 minutos todos os dias.

Os outros 10% de vitamina D podem ser obtidos através da alimentação. Alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos são fontes do nutriente. Leite, ovos e fígado bovino também possuem a vitamina, mas em menor quantidade.

Deficiência da vitamina D

De acordo com informações do ANM (Academia Nacional de Medicina), estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência da vitamina D.

Aqui no Brasil, segundo o Hospital Albert Einstein, são registrados mais de 2 milhões de casos de deficiência por ano.

A ausência da vitamina provoca raquitismo em crianças e osteoporose nos adultos, enfraquecendo os ossos e os músculos.

O Labi oferece um check-up completo da saúde dos ossos, que ajuda a mapear os principais problemas. O resultado sai rápido e pode ser consultado online. Saiba mais.

A condição também aumenta as chances de problemas cardíacos, câncer, diminui a resistência, doenças autoimunes.

Funções da vitamina DAntes desses problemas surgirem, é importante fazer acompanhamento. Afinal, a deficiência de vitamina D só é identificada por meio de exame.

A principal função dela no metabolismo é facilitar a absorção de cálcio, melhorando a saúde óssea e sendo importante aliado na prevenção a doenças como a osteoporose.

Ela também atua de outras formas no metabolismo humano, regulando a presença de cálcio e fósforo no sangue e estimula os processos de multiplicação e diferenciação das células, o que auxilia o sistema imunológico.

A vitamina D também previne diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Também em seu portfólio clínico, o Labi possui testes para medir a quantidade de vitamina D no corpo, diferenciando situações de insuficiência e deficiência, o que permite um diagnóstico mais preciso. Acesse o site e confira.

Além do metabolismo…

Muitas pesquisas e estudos têm comprovado a importância da vitamina D para evitar outros problemas.

Na questão da saúde mental, a falta dela tem sido associada como fator de risco para a depressão. Segundo estudo feito por psiquiatras do UT Southwestern Medical Center, no Texas, Estados Unidos, a falta de vitamina D aumenta em até 75% o risco de depressão, uma vez que ela ajuda no funcionamento correto do cérebro e no envio de mensagens para ele.

fonte: https://blog.labiexames.com.br/dicas-de-saude/vitamina-d-e-sua-importancia-para-o-organismo/

Share this post

Comments (4)

  • Library

    … [Trackback]

    […] There you will find 57474 additional Info on that Topic: condominiorepresaville.com.br/site/vitamina-d-e-sua-importancia-para-o-organismo/ […]

    1 de maio de 2022 at 17:23
  • dumps shop

    … [Trackback]

    […] Here you will find 45332 more Information to that Topic: condominiorepresaville.com.br/site/vitamina-d-e-sua-importancia-para-o-organismo/ […]

    23 de maio de 2022 at 21:54
  • lions mane mushroom australia

    … [Trackback]

    […] Info to that Topic: condominiorepresaville.com.br/site/vitamina-d-e-sua-importancia-para-o-organismo/ […]

    9 de junho de 2022 at 12:52
  • rama

    whoah this blog is wonderful i really like reading your articles. Keep up the great paintings! You realize, a lot of people are hunting round for this info, you could help them greatly.

    24 de junho de 2022 at 15:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.