Cuidados ao Regar as Plantas: “Muita Água Pode Matar Sua Planta”

Cuidados ao Regar as Plantas: “Muita Água Pode Matar Sua Planta”

 

Quando se fala em regar as plantas logo vem a mente manter o solo sempre úmido. Mas é preciso tomar alguns pequenos cuidados.

Em primeiro lugar é bom saber que algumas plantas pedem mais regas que outras e, isto impacta no seu crescimento. É o caso, por exemplo, do lírio que aprecia as regas e, enquanto a orquídea a rega um copo de água americano semanalmente é o suficiente. Então fique atento senão está molhando sua planta demais ou de menos.

Outra dica é verificar a drenagem do vaso que você escolheu para sua planta. Devemos sempre optar por vasos com furos. Caso o vaso não tenha furos o ideal é fazê-lo manualmente para que a água escoe com facilidade.

Para ajudar a drenagem no vaso pode-se colocar pedras, ou argila estendida, ao fundo do vaso. Isto aumenta o contato do ar com a terra encharcada, facilitando a entrada de ar no substrato, fazendo com que o excesso de água escorra melhor.

Outra função das pedras e dos furos do vaso é que auxiliam na oxigenação das raízes. Muitas vezes a quantidade que entra por cima da terra não é suficiente. Então quando colocamos as pedras, o ar entra também por baixo, através do furo de drenagem.

Caso o vaso fique no interior de outro vaso (cachepô por exemplo) ou sobre um prato, cuide com o excesso de água que se acumula no “prato” ou vaso exterior. O excesso de água pode apodrecer ou trazer fungos para a raiz da planta.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e suas plantas também, é claro! Se gostou compartilhe!

FONTE: https://www.ecovaso.com.br/cuidados-ao-regar-as-plantas-muita-agua-pode-matar-sua-planta/

Share this post