5 Dicas Para Uma Boa Caminhada

5 Dicas Para Uma Boa Caminhada

Quer praticar uma boa caminhada? Fique atento às dicas para você aproveitar ao máximo os benefícios dessa atividade para sua saúde.

Caminhar é algo tão natural na vida que, muitas vezes, a sua real importância para a saúde passa despercebida.

O ato de movimentar-se é essencial para a manutenção dos nossos músculos, reduz o inchaço nas pernas e nos tornozelos, podendo inclusive, combater o estresse e a ansiedade presentes no dia a dia.

Além da locomoção, essa atividade fortifica o corpo com um todo, ajusta e regula o organismo deixando a mente em constante equilíbrio.

É um exercício que poder ser praticado por qualquer um, independentemente da idade e do condicionamento físico.

E ainda, com a vantagem de não necessitar de aparatos sofisticados, nem de muito investimento.

É ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos.

Então, confira a seguir 5 dicas para uma boa caminhada!

 

Sugestões Para Uma Boa Caminhada

Fazer exercícios é muito bom para a saúde e para mente. Mas para aproveitar tudo de bom que uma atividade física oferece é muito importante seguir algumas orientações, evitando assim que o que seria um benefício transforme-se em um problema.

Listamos 5 dicas simples e úteis  para quem deseja começar a praticar uma boa caminhada.

 

1.º – Fazer Um Check-Up

 

Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessária uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde.

O ideal, além do exame clínico convencional, é a realização de um eletrocardiograma de esforço para avaliar as condições cardiovasculares, o nível de tolerância ao exercício e a resposta eletrocardiográfica ao exercício.

Estando tudo em ordem no seu check-up, é só começar e aproveitar o melhor dessa atividade.

 

2.º – Tipo De Vestimenta

 

A roupa ideal vai depender muito do clima, quente, frio ou meia estação.

Em geral, procure usar roupas mais confortáveis e leves, cujo o tecido absorva a transpiração e barre a umidade exterior, deixando a pele seca.

Com relação ao calçado, para evitar possíveis torções, é recomendável usar um tênis confortável, leve e de preferência com algum tipo de amortecimento.

Sua pisada pode ser neutra, pronada ou supinada, sendo assim, você vai precisar de estruturas específicas.

calçado apropriado vai evitar lesões desagradáveis e ajudar o seu corpo a tirar o melhor proveito dessa atividade.

 

3.º – O Ritmo Ideal

 

Se você quer ser minimamente saudável não dá para tolerar o sedentarismo. O importante é se mexer.

Caminhar de 3 a 4 vezes na semana já faz uma grande diferença. Inicie em um ritmo mais lento, cerca de 30 minutos, respeitando os limites do seu corpo.

Vá aumentando a intensidade das passadas aos poucos sempre obedecendo o ritmo do seu organismo, até conseguir atingir a marca de 45 minutos mais vigorosos.

O seu corpo já se acostumou com esse tempo? Sente mais forte e confiante? Então está na hora de aumentar um pouco mais.

 

4.º – Alimentação

 

Não pratique exercícios em jejum, seja caminhada ou qual outra de atividade física.

Os alimentos devem ser de fácil digestão, contendo carboidratos, proteínas e líquidos, ingeridos cerca de 30 minutos antes do início da atividade.

Dê preferência às frutas, tome um suco ou, até mesmo, barrinhas de cereais para começar.

hidratação é extremamente importante antes, durante e depois da atividade física.

Deve-se tomar água à vontade, em abundância, e isso deve ser colocado em todos os momentos da prática esportiva.

Enfim, depois de concluir a atividade, é importante pensar na hidratação e na reposição rápida de carboidratos.

Esta etapa visa repor os estoques de energia que a pessoa perdeu durante a caminhada.

Além disso, vai ajudar na regeneração muscular pós-exercício. Uma sugestão bacana seria a água de coco.

 

5.º – Alongar-Se

 

Os exercícios de alongamento para caminhada devem ser feitos antes da caminhada, como aquecimento.

Isso, porque eles preparam os músculos e as articulações para o exercício e melhoram a circulação sanguínea.

Mas, eles também devem ser realizados logo depois da caminhada, para relaxamento.

Além disso, eles ajudam a retirar o excesso de ácido lático dos músculos, diminuindo a dor que pode surgir após o esforço físico.

Que bom que você chegou até aqui nesta leitura! Agora você já conhece mais 5 dicas para uma boa caminhada.

Então, que tal colocar em prática ainda e hoje e aproveitar o melhor dessa atividade física tão prazerosa e saudável?

FONTE: https://saudesporte.com.br/uma-boa-caminhada-com-5-dicas/

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