Daily Archives: 20 de março de 2021

Alimentação saudável: 3 passos essenciais para se alimentar melhor em 2021

Confira dicas indispensáveis para transformar seus hábitos no próximo ano

 

Inegavelmente, o desejo de ter uma alimentação saudável vem se tornando cada vez mais prioridade na vida de milhares de pessoas. Aliás, em um ano pautado por assuntos da área da saúde, a preocupação em ter bons hábitos aumentou e os alimentos naturais passaram a ser ainda mais procurados.

 

Pensando nisso, queremos te ajudar a iniciar 2021 de uma forma muito melhor. Então, a seguir vamos listar alguns cuidados que podem te deixar ainda mais disposto e cheio de energia no novo ciclo que vai começar.

 

Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

 

Benefícios de consumir alimentos saudáveis

 

Sem dúvida, ter uma alimentação saudável é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.

Comer bem é essencial para a qualidade de vida e oferece diversos benefícios para a saúde como, por exemplo:

 

• Mais energia e disposição;

• Prevenção de problemas cardiovasculares;

• Prevenção de doenças infecciosas;

• Crescimento e renovação dos tecidos;

• Controle do peso;

• Diminuição dos riscos de doenças crônicas;

• Melhorias no rendimento, na memória e na concentração;

• Previne o envelhecimento precoce;

• Melhora a qualidade do sono.

 

3 passos para transformar a sua alimentação

 

De fato, não é uma tarefa tão fácil mudar o estilo de alimentação. Mas, para começar, uma boa dica é pensar nesta ação como um hábito. Assim, aos poucos o seu dia a dia vai se transformando e os benefícios começam a surgir.

 

Confira 3 passos essenciais para realizar esta mudança!

 

Não pule as refeições

 

Sem dúvida, a disciplina faz parte de todos os recomeços e na reeducação alimentar também deve estar presente.

 

Portanto, o primeiro passo é realizar todas as refeições do dia e não parar de comer. Afinal, quando ignoramos esta recomendação, estimulamos o acúmulo de gordura do corpo e prejudicamos o funcionamento adequado do organismo.

 

Além disso, o jejum prolongado auxilia no aumento de glicemia, que é um fator de risco para algumas doenças como: diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

 

Por isso, estipule os horários das refeições, evite comer sem mastigar a comida e procure se alimentar na mesa.

 

Afinal, quando fazemos outras coisas enquanto comemos, acabamos não mastigando o alimento de forma correta e a boa mastigação é fundamental para o processo de digestão.

 

Diminua o consumo de alimentos processados

 

De fato, alimentos processados como refrigerantes, produtos enlatados, salgadinhos e lanches industrializados são muito consumidos. Mas, eles oferecem riscos para a saúde e para a longevidade.

 

Então, a dica é substituí-los por opções mais saudáveis, através de algumas ações como:

 

• Evitar produtos embalados;

• Não cair nas armadilhas das propagandas que exaltam fast-foods e industrializados;

• Fugir de ingredientes desconhecidos;

• Trocar o supermercado pela feira.

 

Prefira alimentos naturais, orgânicos e frescos

 

Por fim, a recomendação para ter uma alimentação saudável é saber balancear a sua dieta.

 

Isso incluiu a escolha de alimentos como frutas, verduras, legumes, proteínas e os minimamente processados, como é o caso de farinha, leite e castanhas.

 

Essa, sem dúvida, é a base ideal para bons hábitos alimentares.

 

Para suprir aquela vontade de comer doce, a dica dos nutricionistas é apostar em frutas como banana e uva, que são doces por natureza e fáceis de transportar no dia a dia.

 

Além disso, uma boa pedida é consumir frutas secas e oleaginosas, como castanhas, nozes e avelãs, que oferecem muitos benefícios para a saúde como, por exemplo, diminuição do colesterol ruim e prevenção de hipertensão.

 

Agora que você conferiu algumas dicas para ter uma alimentação saudável, que tal ler um texto sobre o abacate e entender os maiores benefícios desta fruta?

FONTE: https://www.innovakglobal.com.br/alimentacao-saudavel-3-passos-essenciais-para-se-alimentar-melhor-em-2021