Vida prática: regar plantas

Vida prática: regar plantas

Ensinar à criança os cuidados com as plantas é educa-los para o respeito ao meio ambiente. Todos temos plantas em casa, em jardins ou em vasos. Regar, adubar, cortar as folhas são tarefas que fazemos para mantê-las saudáveis e bonitas. Quando seu filho mostrar interesse, e isso pode ser já a partir de um ano, convide-o a cuidar das plantas de casa com certa frequência.

A criança pode começar com a atividade simples de regar plantas. Quando ela já tenha domínio da transferência de líquido de um recipiente a outro, pode ser o momento ideal para que ajude regando as plantas.

Convide, previamente, a criança a acompanha-la a regar plantas. Mostre como encher o regador, como segura-lo corretamente, bem como a posição correta na hora de jogar a água nas plantas. Quando expressar sua intenção de fazê-lo, facilite um regador infantil e dê-lhe o espaço para que realize a tarefa sozinho. Guie-o, mas não faça por ele.

O mesmo você pode fazer no cuidado da planta em geral. Convide-a para acompanhar os cuidados no corte dos galhos, folhas, flores. Apresente conhecimentos concretos de como adubar, cuidar da terra… ensine o nome das plantas, seu ciclo de vida, suas necessidades… nomeie cada tarefa que desempenhar.

Por aqui, a atividade sempre termina em uma autêntica exploração dos elementos da planta e tudo o que está no vaso.

FONTE: criandocomapego.com/vida-pratica-regar-plantas/

SITE: criandocomapego.com

 

Share this post