Veja dicas de como manter as crianças ocupadas e felizes

Veja dicas de como manter as crianças ocupadas e felizes

Com a chegada das férias escolares, a garotada costuma passar mais tempo dentro dos condomínios. E criança enfurnada em casa, cheia de energia para gastar, pode dar um trabalho danado.

Com a chegada das férias escolares, a garotada costuma passar mais tempo dentro dos condomínios. E criança enfurnada em casa, cheia de energia para gastar, pode dar um trabalho danado. Bagunça e barulho não faltam!

Como cuidar para que elas se divirtam com segurança e sem transtornos para os moradores?

Uma alternativa adotada em muitos edifícios é oferecer atividades recreativas coletivas, seja pela contratação de profissionais qualificados ou a partir da organização entre os próprios moradores. Então, vamos agitar a galera e montar um bom planejamento de recreação?

1 – Recreação profissional

Junto com seus vizinhos, contrate um serviço de recreadores para oferecer às crianças uma programação vasta de brincadeiras e atividades durante uma ou duas semanas (geralmente as duas últimas das férias, por percebermos que os pequenos já estão sem ter muito o que fazer em casa e ficam um pouco entediados).

Não se esqueça de auxiliar o serviço de recreação, oferecendo a todos, crianças e recreadores, um momento de lanches saudáveis.

2 – Pais animados e unidos

Se contratar uma recreação não está nos planos, entre os pais do condomínio, você e seus vizinhos podem eleger os mais dispostos a brincar, aqueles mais divertidos, que não trabalham nesta época, se empenham e gostam de estar com as crianças. Estabeleçam entre vocês os melhores horários para oferecer a programação de brincadeiras.

Organizem atividades por dia e divulguem para a turminha. Todos ficarão felizes e à espera das brincadeiras que mais gostam, acompanhando a programação diariamente.

Se os moradores escolheram a primeira opção, basta confiar na alegria dos profissionais e se divertir com a aprovação da criançada.

Mas, se a segunda opção é a melhor para você e seus vizinhos, vocês vão precisar de dicas para montar a programação e criar as brincadeiras. A gente dá essa força!

Confira abaixo uma lista de sugestões de atividades que garantem férias inesquecíveis:

Prepare um desfile de moda

Com as criações próprias ou com combinações do guarda-roupa (da criança ou dos pais), a graça é fazer um evento e pensar em tudo. Local, decoração, figurinos, modelos, trilha sonora, maquiagem e penteado.

Jardinagem e plantação

Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal aproveitar o período sem aula para isso? Pode ser uma plantinha pequena, pode ser uma árvore, pode ser até um feijão no algodão.

Arte com papel

Basta um jornal velho, bexigas, cola branca e um pincel para criar vários objetos usando a técnica da papietagem. Encha a bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto pela cola. Depois de seco, pode virar um vaso, uma luminária ou o que a imaginação inventar.

Crie seu próprio brinquedo

Vale usar material reciclado, tecidos e o que mais a imaginação permitir. Não esqueça de ajudar as crianças, já que, muitas vezes, é preciso usar cola quente, tesoura e outros objetos perigosos.

Monte peças teatrais

Que tal montar uma releitura de uma peça famosa? Ou quem sabe criar uma história nova? Ou ainda sortear papeis em um envelope cheio de personagens (bruxa, mágico, bichos, empresário, fada…) e deixar a peça rolar solta? Uma apresentação para a reunir família e amigos também pode ser bem legal.

Escreva um livro

Dobre várias folhas sulfites ao meio e grampeie formando um pequeno livro em branco. Entregue para as crianças dizendo que é a oportunidade de escrever seu próprio livro. Ilustrações e a capa também entram na brincadeira.

Gincanas

Pegar sacos, cordas, pneus, bolas, por exemplo, pode garantir boas horas de entretenimento e muita diversão para as crianças.

Tarde de jogos musicais

Qual é a música?, brincadeiras de roda, músicas folclóricas, concurso de karaokê, paródias, versinhos e dedicatórias de música… São tantas as opções!

Piquenique

Faça um piquenique com as crianças na área de lazer do condomínio. Utilize garrafas térmicas para colocar bebidas para aquecer o corpo no frio, como chocolate quente. Tortas, bolos, frutas, biscoitos, pão de queijo e pipocas dispostas em uma toalha xadrez podem fazer com que as crianças se sintam especiais.

Share this post