Veja dicas de como entreter as crianças nas áreas comuns

Veja dicas de como entreter as crianças nas áreas comuns

Crianças no condomínio durante as férias: o que fazer?

Confira sete dicas para passar o mês com tranquilidade e ainda entreter os pequenos

Julho para muitas famílias é sinônimo de férias escolares e de criançada em casa. Para alguns pais, o período se torna um grande desafio para criar atividades divertidas e seguras e, assim, gastar a energia acumulada da molecada.

Para quem mora em condomínios, uma opção muito utilizada é a área comum do empreendimento, que cada vez mais dispõe de opções para atividades.

“A ampla oferta de espaços comuns pelos condomínios mudou a forma de brincar e trouxe a possibilidade de reviver algumas das inúmeras brincadeiras de rua que fizeram parte da infância de quem hoje é pai. Assim, preparar junto com seus filhos um planejamento de recreação promove não apenas a participação da criança no processo de escolha, mas também o fortalecimento do vínculo entre pai e filho, bem como do estímulo à prática esportiva e da socialização com os vizinhos, tão importante para o desenvolvimento infantil”, destaca a psicóloga Iacy Mastropietro.

Outra opção para diversificar as atividades e sair da rotina é a contratação de equipes de recreação em conjunto com os vizinhos do condomínio, com atividades direcionadas para cada faixa etária”, explica Iacy.

Em Ribeirão Preto, o Quintessence Residence, empreendimento realizado pela Stéfani Nogueira Incorporação e Construção e pela Stéfani Construtora, com projeto da arquiteta Márcia Santiago, conta com uma planta que favorece a luminosidade aos espaços e possui rica área de lazer.

O condomínio oferece diversas opções para a prática de esportes, com cinco piscinas, sendo uma delas para Biribol, quadras: squash, tênis (saibro) e esportiva, além de uma pista de half pipe. O projeto possibilita a realização de atividades em 12 lugares diferentes ao mesmo tempo e todos os ambientes são integrados por um lindo paisagismo.

“Quando pensamos neste projeto, buscamos criar um ambiente totalmente familiar, com espaços que possibilitem as atividades sociais, proporcionando conforto, segurança e opções diversificadas de lazer”, destaca Pedro de Stéfani Nogueira, diretor da Stéfani Nogueira Incorporação e Construção.

Marcia Pagnano Solano, mãe de dois meninos, Leonardo de 11 anos e de Fernando, 8 anos, destaca que a rica área de lazer do empreendimento foi fator decisório para ela e a família se mudarem há cerca de quatro meses para o Quintessence.

“Principalmente no período de férias, entreter a criançada é um grande desafio. Aqui no condomínio contamos com uma variedade incrível de atividades, o que facilita muito o dia a dia com as crianças em casa. A quadra de esporte é o local favorito dos dois”, comenta Márcia.

A psicóloga Iacy dá algumas dicas de atividades para realizar nas áreas comuns de condomínios verticais e horizontais:

1. Pic Nic com os vizinhos – Esta é uma ótima dica para todos os condomínios. Cada família prepara um prato ou bebida. É uma excelente oportunidade de envolver a criança na preparação, além de ensinar a importância de compartilhar e de socializar. A preparação pode (e deve) ser feita por pais e filhos.

2. Curso de culinária na área gourmet – Para os empreendimentos que possuem área gourmet comum, uma ideia super bacana é criar atividades culinárias com receitas fáceis e deixar a criançada colocar a mão na massa.

3. Gincana Solidária – Uma outra ideia é envolver a criançada em uma gincana com a arrecadação de mantimentos e roupas para doação para entidades carentes. “Ajudar quem precisa pode ser muito mais divertido quando envolvemos as crianças que podem realizar atividades com pontuações durante todo o mês. Ao final, a ideia é mostrar que todos são ganhadores por ajudarem o próximo”.

4. Teatrinhos infantis – Teatrinhos de fantoches são uma excelente opção. As crianças podem ser envolvidas desde a confecção de fantoches com feltro até a elaboração da história que será apresentada, despertando o lado criativo de cada um.

5. Pular corda – Além de ser muito divertido e ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, é uma excelente atividade física para o condicionamento de crianças e adolescentes.

6. Grande pintura em tecido – Para essa atividade você vai precisar de espaço. Um grande tecido e algumas tintas à base de água são tudo o que você precisa para criar uma obra de arte com todas as crianças do condomínio. O resultado final pode ser colocado na brinquedoteca do prédio, por exemplo.

7. Caça ao tesouro – Crianças adoram fazer perguntas e desvendar mistérios. E a caça ao tesouro é uma boa dica para que as crianças possam buscar a solução de um bom mistério. Uma série de pistas escondidas por toda a área comum rende uma boa tarde de brincadeiras.

Share this post