PLANTAS NA DECORAÇÃO: 5 DICAS PARA NÃO ERRAR NESSA TENDÊNCIA

PLANTAS NA DECORAÇÃO: 5 DICAS PARA NÃO ERRAR NESSA TENDÊNCIA

Usar plantas na decoração é uma ótima forma de trazer mais bem-estar e aconchego para a casa. Afinal, os tons de verde quebram o ambiente excessivamente urbano, trazendo vida e boas energias para dentro do lar.

É com base nesse conceito que as plantas na decoração têm se tornado uma forte tendência. Chamado também de urban jungle – ou floresta urbana, em português –, o estilo possui vantagens para além do campo estético. Ele ajuda até mesmo na saúde dos moradores, melhorando a qualidade do ar e reduzindo o estresse, entre outros benefícios.

Mas, lembre-se: para cultivar plantas em casa, é preciso planejamento e alguns cuidados. Por isso, se deseja adotar o urban jungle, confira estas dicas para não errar no décor!

 

5 dicas para usar plantas na decoração

 

decoração-com-plantas-2

 

1. Escolha plantas adequadas às condições ambientais

 

A escolha das plantas não deve levar em consideração apenas a estética. Para criar uma urban jungle em casa, é necessário, antes de tudo, conhecer as condições do ambiente e as necessidades das folhas.

Fatores como temperatura, umidade, iluminação e ventilação devem ser adequados para cada espécie. Existem plantas para a área interna da casa que podem ser cultivadas nos mais diversos cômodos.

Para isso, você pode, por exemplo, posicionar as que necessitam de mais umidade no banheiro. Já as que gostam de iluminação, podem ser colocadas perto das janelas. Caso a planta escolhida precise de bastante sol, é recomendável que fique em áreas externas.

decoração-com-plantas-3

 

2. Conheça bem as características das plantas

 

Além das necessidades das plantas, é preciso conhecer suas características. A costela-de-adão, por exemplo, é tendência na decoração. Mas é importante saber que ela tem folhas tóxicas, que podem causar malefícios à saúde se consumidas. Por isso, caso você tenha crianças ou animais em casa, deixe-a em um local fora de alcance.

Outras plantas precisam de maiores cuidados depois de plantadas, como irrigação constante, poda ou adubação. Já as plantas mais rústicas, como o antúrio e o cacto, exigem menos cuidados. Portanto, considere a sua rotina e a dedicação necessária para cuidar de uma floresta urbana.

decoração-com-plantas-5

 

3. Aposte nas hortaliças e temperos

 

Para quem deseja inserir plantas na decoração e, de quebra, ganhar em utilidade, basta apostar nas hortas. Essa é uma ótima forma de trazer o verde para dentro de casa sem grandes dificuldades de cultivo.

Em pequenos vasos, você pode plantar hortaliças e temperos. Além de dar um toque especial no décor da cozinha, você tem a praticidade de ter as ervas sempre que precisar – e sem contar os benefícios que essas plantas trazem para a saúde.

decoração-com-plantas-4

 

4. Verifique o espaço disponível para as plantas

 

Mais um cuidado importante para inserir as plantas na decoração é conhecer o tamanho da espécie. Algumas, como a árvore-da-felicidade ou a palmeira ráfia, necessitam de um espaço amplo.

Outras podem ser bastante altas, como o coqueiro, a espada de São Jorge ou a palmeira-leque, que pode chegar até os três metros de altura. Uma solução nesses casos é colocá-las no canto da sala. Mas, ainda assim, é fundamental definir previamente o local em que a planta será posicionada e averiguar se o ambiente comporta seu crescimento saudável.

Para quem mora em apartamento ou não tem muito espaço em casa, uma boa ideia é o jardim vertical ou as plantas pendentes. Além de otimizarem o espaço, essas soluções trazem beleza ao servir como decoração das paredes ou ficando suspensas no ambiente.

decoração-com-plantas-6

 

5. Não exagere no conceito de floresta

 

Quando pensamos no conceito de floresta urbana, logo imaginamos o verde em abundância, não é mesmo? Mas você não precisa se restringir a ele. Flores com diferentes tonalidades também são muito bem-vindas na urban jungle. Além de dar o toque da natureza, elas são um ótimo elemento decorativo.

Para não pesar o ambiente, o recomendável é harmonizar o verde das folhagens e o colorido das flores com o restante da decoração. Combine diferentes texturas, formatos e cores para dar um charme a mais no seu espaço.

Como você pode ver, não há grandes segredos para inserir plantas na decoração. Com essas dicas, você pode montar uma floresta urbana em sua casa e ter os benefícios da natureza no dia a dia.

FONTE: https://www.weg.net/tomadas/blog/decoracao/plantas-na-decoracao-5-dicas-para-nao-errar-nessa-tendencia/

SITE: https://www.weg.net

Share this post