Importância de um Estilo de Vida Saudável

Importância de um Estilo de Vida Saudável

A Importância de Um Estilo de Vida Saudável

Estilo de Vida” é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo e que envolve vários aspectos. Os aspectos do estilo de vida combinam-se para influenciar a saúde individual em todas as áreas: física, mental, espiritual e social.

Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda-nos a proteger de doenças e a impedir que as doenças crônicas piorem.

Esta realidade é importante porque à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de “força” física. Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares, evitando substâncias nocivas ao organismo.

Atividade Física

organismo necessita de atividade física. Não existe sentido em fazer um exercício exagerado e ter como consequência dores lombares ou uma outra lesão. Pacientes mais idosos devem fazer uma caminhada todos os dias; faça outros tipos de exercício, se preferir. Também nos grupos de maior idade os exercícios aeróbicos leves são os mais recomendados, e ainda a natação e a dança ou mesmo a musculação.

Sugestões para a prática da atividade física

– Para iniciar sua atividade com mais segurança, consulte um médico e/ou um professor de educação física;

– Escolha as atividades que você realmente goste;

– Selecione horários e opções compatíveis com seu estilo de vida;

– Nos primeiros meses, objective valores como prazer, sucesso na realização das atividades, satisfação pessoal;

– Incorpore a atividade física ao seu dia a dia: ande mais a pé, suba mais escadas, pratique mais desporto;

– Se possível, selecione as atividades que possam ser realizadas com seus amigos e/ou família.

Alimenta-se de forma correta e sinta-se bem

Sempre que decidir comprar alimentos já embalados, tenha em atenção a sua composição. Leia atentamente os rótulos das embalagens porque muita comida está repleta de coisas pouco saudáveis, como as gorduras trans, hidrogenadas ou saturadas. As gorduras saturadas estão presentes na maior parte dos alimentos de origem animal, carne e seus derivados, leite e seus derivados, não devendo o seu consumo ser superior a 10% do total da alimentação. Já as gorduras trans, podem estar presentes na composição de tudo o que seja tostas, bolachas, bolos e demais produtos indústria alimentar.

images (1)

consumo exagerado de alimentos de origem animal pode estar na origem de várias doenças, nomeadamente o cancro. Muitas carnes, são processadas e mantidas com substâncias químicas (muitas vezes deliberadamente para transmitir maior sabor, cor ou consistência) sendo também utilizadas a nível da refrigeração e da embalagem do produto, substâncias essas que a longo prazo podem interferir com o nosso organismo, contribuindo para a desenvolvermos determinadas doenças. Muitas das substâncias que são adicionadas aos alimentos, apenas uma pequena parte foi testada em relação ao seu potencial cancerígeno.

Opte por comer mais fibras, legumes e fruta. Não estão isentos de substâncias químicas é certo, mas ao fazê-lo consumirá menos produtos de origem animal, que se encontram no “top 10″ dos alimentos causadores de cancro. Um estilo de vida saudável é essencial para manter o corpo e a mente sãs.

Em breve estarei trazendo novos posts sobre uma nutrição equilibrada e variada, com todos os grupos alimentares, em conjunto com a prática de atividade física, tanto para prevenção como para promoção de uma boa qualidade de vida.

FONTE: http://virtualmarketingpro.com/blog/elizeuleitejunior/importancia-de-um-estilo-de-vida-saudavel/

Share this post