Dicas para evitar o latido de cachorro

Dicas para evitar o latido de cachorro

Se você não está certo da causa ou causas que podem provocam o latido em cachorros, o ideal é buscar ajuda de um profissional para que te ajude nesse processo. Muitos tutores pensam que o seu cachorro late por agressividade quando, na verdade, é por medo. Outros podem pensar que o cachorro tenta “chamar à atenção” quando, na verdade, a causa é solidão excessiva.

Por esse motivo, se você não tem experiência ou não sabe exatamente o que acontece com o seu melhor amigo, o melhor e mais apropriado é buscar ajuda de um especialista. Além disso, não se esqueça que nem todas as técnicas são válidas, alguns conselhos podem, inclusive, piorar a situação. Por exemplo, métodos como coleiras anti latidos, castigos, exposição forçada a estímulos constantes dos quais o cachorro tem medo, etc, podem provocar uma piora do comportamento e aumentar o latido do cachorro.

Confira nossas dicas para evitar o latido de cachorro que vão ajudar no bem estar do animal e te ajudará a cuidar dele de forma positiva. Essas dicas são usadas, principalmente, em cachorro com problemas graves de estresse, por isso o objetivo é fazer com com que o cachorro fique mais tranquilo e melhore o comportamento.

  1. Promova a tranquilidade e relaxamento do animal, tanto em casa como no exterior. Faça carinhos suaves de forma sensível cada vez que ele se encontre relaxado;
  2. Se o seu cachorro conhece o significado da palavra “Não”, use-a quando ele latir sem motivo;
  3. Faça exercício com o seu animal para combater o estresse;
  4. Em situações estressantes ou assustadoras, procure abandonar o local e ir para um lugar mais seguro para o cachorro;
  5. Procure passear o animal em horários e locais tranquilos para evitar que ele lata. Quando notar melhoras, poderá tentar passeá-lo em momentos e locais com maior atividade;
  6. Não force o contacto ou interação com outros cachorros ou pessoas contra a vontade do animal. Quando ele se sentir preparado, terá a iniciativa e tentará interagir;
  7. Passeie o cachorro na grama e deixe-o cheirar tudo à vontade durante o passeio. Isso vai deixá-lo mais relaxado e tranquilo;
  8. Seguir todas estas regras de forma constante fará com que, pouco a pouco, o cachorro reaja com mais tranquilidade. É essencial que o tutor seja constante e absorva tudo de forma positiva. Você não tem nada a ganhar ao forçar o pet a fazer algo que ele não quer.

Para fazer cachorro parar de latir nunca devem ser usadas coleiras estranguladoras ou com descargas elétricas. Isso pode dar origem a uma atitude negativa e agressiva da parte do cachorro, que pode virar-se contra o tutor e contra os seus familiares.

É importante recordar que cada cachorro é diferente e que estes conselhos nem sempre podem funcionar. Recomendamos que consulte um especialista que compreende perfeitamente as causas dos latidos e possa aconselhar as melhores técnicas para o caso. Boa sorte!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para evitar latido de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Share this post