Conheça os benefícios do Sol

Conheça os benefícios do Sol

Tomar um sol, independente da estação, é uma delícia e faz muito bem ao nosso organismo. Mas para ficar exposto a ele existem algumas regrinhas e precauções a serem tomadas.
Nós, aqui do blog, também amamos pegar sol e, por isso mesmo, vamos trazer algumas dicas de como aproveitar todos os benefícios desse calor maravilhoso. Vamos lá?

Saber a hora certa para tomar banho de Sol

Infelizmente, não são todas as horas do dia que podemos tomar sol. Se nos expusermos a ele nas horas erradas, além de queimaduras, ocorre o risco de manchas, sardas ou até mesmo câncer de pele.
O melhor horário para tomar sol é antes das dez horas da manhã ou depois das quatro da tarde. Lembrando que, no horário de verão de manhã seriam antes das nove e depois das cinco.
O recomendado por especialistas é ficar de baixo do sol cerca de quinze a trinta minutos, duas ou três vezes por semana.
Agora que você já sabe disso, vamos as vantagens de tomar sol?

Produção de vitamina D: alguns dos principais benefícios

Esta é uma das maiores vantagens que podemos receber das irradiações solares. A vitamina D ajuda a tratar a depressão e a ansiedade, males que hoje em dia afetam a maior parte da população mundial.
Isso ocorre porque quando tomamos sol, o cérebro produz serotonina, que quando está baixa, desenvolve esses tipos de problemas.
Mas é recomendado que, além de tomar sol, o paciente (claro, sob supervisão do seu médico) consuma suplementos dessa vitamina, bem como seus remédios diários.
Transtornos de humor e insônia (ou transtornos do sono) podem, igualmente, serem melhorados com o uso da vitamina D.

Aceleração do metabolismo e emagrecimento

Você sabia que a aceleração do metabolismo ajuda na perda de alguns quilos? E que tomar sol pode te ajudar a emagrecer? Pois é, e a vitamina D, que falamos ali encima, é a grande aliada de um metabolismo rápido.
Primeiro, vamos falar sobre o que é o metabolismo e como ele funciona. O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso organismo, fazendo com que ele funcione através da geração de energia.
Quem tem metabolismo alto as reações químicas ocorrem rápido, já que o corpo processa as substâncias de maneira veloz, assim, o emagrecimento se torna fácil. Já quem o tem lento, queimar calorias se torna difícil. Mas calma que tudo tem solução.
Mas o que a vitamina D tem a ver com isso? Simples, tomando ela em dose certa, o metabolismo acelera, queimando gorduras localizadas no abdômen e em outras regiões, como culotes, pernas e por aí vai.

Sol: um aliado na saúde

Já falamos brevemente no segundo tópico sobre como tomar sol é importante. Mas acredite, o sol ainda tem mais benefícios do que se pode imaginar. Por isso, neste tópico, abordaremos mais de perto o assunto, contando a ajuda que ele oferece a vários tipos de doenças. Vem com a gente!

1. Psoríase

O sol é definitivamente um aliado aos que tem algumas doenças que iremos citar ao longo deste tópico. Ele, por exemplo, ajuda na psoríase, doença crônica e autoimune (quando o organismo ataca ele mesmo).
A psoríase, causa lesões vermelhas ou descamação, e como já dissemos, o sol ajuda a diminuir as lesões graças ao potente processo anti-inflamatório. E com a psoríase não seria diferente. As repostas imunológicas a essa doença melhoram progressivamente, fazendo com que as manchas e vermelhidão desapareçam.

2. Vitiligo

Falando em doenças de pele…você sabia que o sol ajuda em casos de vitiligo? Se você não sabe, o vitiligo é uma doença na qual a pigmentação da pele vai mudando e ao longo do tempo se espalha pelo corpo, deixando a pele cada vez mais clara.
Nesse caso, o sol é fundamental, mas é necessário consultar seu médico, consumir os remédios certos e saber o tempo correto da exposição (geralmente são quinze minutos).

3. Diabetes

Se tem diabetes tipo 2 ou conhece alguém que tenha, saiba que tomar sol pode ajudar e muito. A doença que normalmente atinge adultos por genética e exageros na comida pode ser ajudada pelos raios de sol.
Segundo pesquisas, a luz ultravioleta, que está presente no sol, auxilia no controle dos níveis de açúcar e em problemas de resistência à insulina. E claro, a quem não tem diabetes, o calorzinho também ajuda a preveni-la.

O Sol e a acne

A quem não sabe os raios solares podem ser verdadeiros aliados a quem sofre de acne ou espinhas no geral. Isso porque o sol causa um leve ressecamento na pele. Assim, ele consegue secar parte das espinhas.
Outro benefício do sol a quem tem acne, é que ele tem poder anti-inflamatório, ajudando a pele acneica.
Porém, é preciso ter cuidado. O excesso de raios solares pode acabar gerando mais acnes do que as tratando, já que ele aumenta o nível de glândulas sebáceas, ou seja, gera mais oleosidade, que ficam presentes nos poros, produzindo novas acnes.
Para evitar isso, fique pouco tempo exposto ao sol e quando for sair na rua, use protetor solar (os ideais são os não oleosos, que evitam a acumulação de mais sebo na sua pele).

FONTE:

Share this post