Como lidar com vizinhos que incomodam

Como lidar com vizinhos que incomodam

Lidar com vizinhos que incomodam nem sempre é uma tarefa fácil. Se por um lado falta convivência e interação entre os moradores, muitas vezes também falta bom-senso e respeito a regras básicas.

Por isso, se você mora ao lado de algum vizinho assim, estas dicas básicas podem ajudar você a evitar problemas:

1. Sempre que possível, se apresente aos novos vizinhos, seja como novo morador ou como quem vai recebê-los. A partir daí, seja cordial e educado todos os dias. Cumprimente-os pelo nome, segure a porta do elevador, ofereça ajuda quando necessário. Convivência, familiaridade e educação podem ser boas ferramentas para evitar e contornar possíveis incômodos.

2. Colocar-se no lugar do outro é um exercício importante para melhorar a convivência em sociedade. Lembre-se de que você também pode ter um hábito ou fazer coisas que incomodem os seus vizinhos. Se você costuma sair muito cedo pela manhã ou receber amigos para jantar, pense no bem-estar das outras pessoas.

Se algo incomoda você, aproveite o próximo encontro no elevador para abordar a situação de maneira informal. Isso dá abertura para que o vizinho também faça alguma observação importante a seu respeito.

3. Não se irrite à toa. Não reclame por algo que esteja acontecendo pela primeira vez ou que acontece muito esporadicamente. Espere alguns dias para ver se o problema se repete ou se torna mais frequente. O vizinho que tem discussões acaloradas ao telefone pode estar passando por um situação difícil no trabalho ou na família, por exemplo.

Caso isso vire um problema crônico, você pode anotar os dias e horários em que ele vem acontecendo e, se for caso, até mesmo fazer gravações. Essas evidências podem ser usadas para justificar suas reclamações e também na aplicação de advertências ou multas.

4. Hoje em dia, muitas pessoas descontentes usam as mídias sociais, como o Facebook ou o grupo do condomínio no WhatsApp, para divulgar suas reclamações sobre seus vizinhos, mas evite ao máximo essa prática. Isso geralmente torna a discussão mais acalorada, uma vez que é mais fácil escrever desaforos na internet do que ter uma conversa pessoalmente. Além do mais, isso pode expor os moradores ou o condomínio desnecessariamente.

5. Por fim, seja precavido. Antes de bater o martelo na compra ou no aluguel da sua próxima residência, tire um tempo para conhecer o bairro ou o condomínio em que você pensa em morar. Veja como é a vaga para o seu carro, observe se o imóvel fica próximo a alguma coisa que possa irritar você, como um parquinho para crianças ou o salão de festas. Além disso, é importante que o perfil dos moradores seja condizente com o seu. Se você é do tipo festeiro, certamente não será bem-vindo em um residencial em que vivem pessoas mais velhas.

FONTE: http://alamosolucoes.com.br/vizinhos-que-incomodam-o-que-fazer/

SITE: http://alamosolucoes.com.br 

Share this post