Como Ensinar o Cão a Fazer Xixi nos Passeios

Como Ensinar o Cão a Fazer Xixi nos Passeios

A rotina de idas ao “banheiro” dos animais de estimação costuma estar atrelada ao dia a dia do seu tutor.

Quando você possui horários de trabalho mais flexíveis ou mesmo trabalha em casa é possível sair com mais frequência para os passeios com o seu melhor amigo, o que é essencial para o bem estar do pet.

Ao menos uma vez por dia todos os cães devem passear na rua, a não ser as raças pequenas e próprias para apartamento, sendo que mesmo elas precisam passear na rua com alguma frequência.

Já para os cães de porte grande os passeios são praticamente obrigatórios, já que essas raças costumam ter muita energia acumulada e as saídas são formas de extravasá-la.

Para muitos cachorros, entretanto, os passeios não significam apenas divertimento, mas também a hora de ir ao “banheiro”.

Alguns deles se acostumam desde filhotes e fazer as suas necessidades na rua, o que é possível quando alguém pode levá-los para passear ao menos quatro vezes por dia.

Mesmo nesses casos é indicado que os animis tenham um local dentro de casa ou no pátio para fazer as suas necessidades, mesmo que esporadicamente, quando por um motivo ou outro ninguém puder passear com a mesma frequência.

Por outro lado, há quem deseja saber como ensinar o cão a fazer xixi nos passeios.

Dicas para ensinar o cão a fazer xixi nos passeios

Qualquer ensinamento que é dado ao pet desde filhote é muito mais fácil de ser absorvido em comparação ao que se quer em ensinar aos cães adultos.

Dessa forma, como ensinar o cão a fazer xixi nos passeios é mais simples se ele for pequeno, mas isso não significa que mesmo depois de adulto ele não possa aprender.

Mas independente da situação que você se encontra o mais importante é ter paciência, pois é com tempo e carinho que você pode adestrar o seu melhor amigo para que ele aprenda tudo o que é preciso.

Ao contrário de pessoas que desejam ensinar o seu melhor amigo a como e onde fazer coco e xixi dentro de casa, há quem precise ensinar ao contrário.

Embora haja recomendações de que quando possível o melhor é que o animal de estimação faça as suas necessidades em casa, existem situações que podem exigir que o animal as faça na rua ou que ao menos saiba usar tanto o “banheiro” em casa quanto nos passeios.

De qualquer forma, é essencial que os tutores recolham os cocos de seus pets, já que a rua não é banheiro público.

O xixi causa menos trabalho, pois não é preciso recolher, mesmo assim, o mais apropriado é que o animal de estimação o faça junto a árvores, onde a terra ao redor dela absorve melhor o líquido.

Assim, é apropriado evita o xixi em locais onde possa incomodar o olfato das pessoas, como em pneus de carros, junto à parede de prédios e casas ou na calçada.

Mais dicas para adestrar o seu cão

Os melhores momentos do dia para estimular o seu melhor amigo a fazer xixi e coco na rua é logo cedo, pois além de acordarem cedo os cachorros também costumam fazer as suas necessidades nessa hora, depois de uma boa noite de sono.

Mas também é possível levar o cão para os passeios com o intuito de ir ao “banheiro” também após as refeições ou de beber mais água.

Antes de dormir é outro horário propício. Aliás, dar água para o seu melhor amigo durante o passeio é uma forma de estimular a sua vontade de fazer xixi, inclusive, nas primeiras tentativas.

A verdade é que pode ser muito fácil ou nem tanto ensinar o pet a urinar na rua, o que depende dos costumes do animal e mesmo da sua raça.

Existem cães que fazem o tipo tímido e apenas depois de algumas vezes que já passaram pela mesma rua e que já estão mais acostumados e conseguem fazer xixi em uma árvore.

Por isso, o ideal é que o passeio com o seu melhor amigo sempre siga sempre o mesmo trajeto, assim, ele se ambienta melhor ao caminho.

Embora o ideal seja que desde filhote o cão saia para a rua fazer as suas necessidades esse treinamento deve iniciar apenas depois que ele já tenha tomado todas as vacinas e o veterinário liberar os passeios.

Cães filhotes, ainda mais sem as vacinas necessárias, estão mais suscetíveis a ter doenças por causa de infecções, por isso, nos primeiros meses de vida é importante protegê-lo.

Até o pet começar a urinar na rua é possível ainda que você tenha que fazer vários passeios por dia, até que ele se acostume com a ideia.

Cuidados com o xixi nos passeios

Você pode perceber em que momento do dia ele costuma fazer xixi em casa e próximo a esse horário levá-lo para os passeios.

Outro cuidado é o de não deixar comida durante todo o dia disponível ao cachorro.

Além de ele comer mais do que deveria e até passar mal isso não vai ajudar a regular o seu intestino e, por consequência, nem os passeios.

Existem pessoas que usam um produto denominado adestrador sanitário para cães, sendo que uma das marcas é Pipi Dog.

A ideia é borrifar um pouco do produto em árvores ou postes e deixar o animal cheirar, o que vai estimular o animal a fazer xixi.

Quem conhece o produto afirma que funciona mais com filhotes.

Ele deve ser usado todos os dias até que o seu cão comece a fazer xixi e coco no lugar certo, sendo que após ele se acostumar não é mais preciso aplicar.

O produto pode ser usado também em locais específicos dentro de casa quando você quiser ensinar o animal o local certo do seu “banheiro”. No entanto, o efeito não é imediato e pode levar alguns minutos.

Já sempre que o animal fizer as suas necessidades no lugar certo é preciso que o seu tutor mostre satisfação, parabenize o animal e lhe dê um agrado, como um petisco, para mostrar que ele fez a coisa certa.

Por outro lado, especialistas afirmam que jamais você deve xingar ou brigar com o seu cachorro quando ele estiver aprendendo a ir ao banheiro.

Tratá-lo mal pode colocar tudo a perder o que ele aprendeu até o momento.

FONTE: https://cachorrode29anos.com/blog/como-ensinar-o-cao-a-fazer-xixi-nos-passeios/

Share this post