Caminhar Faz Bem Para o Corpo e a Mente

Caminhar Faz Bem Para o Corpo e a Mente

Caminhar é um exercício gratuito e democrático, pois pode ser realizado por pessoas de todas as idades, de jovens a idosos. Dedicar alguns minutos do seu dia para andar e se movimentar pode te proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Antes de começar, uma boa dica é procurar um médico para fazer uma avaliação física e saber se está apto a começar este exercício.

Liberado por seu médico; veja algumas boas razões para incluir a caminhada diária em sua rotina e conheça também quais são os principais benefícios de caminhar.

1 – Melhora o Humor

Depois de ter um dia estressante de trabalho, ao invés de ir para casa e ficar remoendo todos aqueles sentimentos ruins, vá caminhar. Enquanto se movimenta, seu cérebro aumenta a produção dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, o que faz com que o estresse vá embora e o seu humor fique melhor.

2 – Estimula a Criatividade

Quando você precisa ter uma ideia criativa, ficar trancado no escritório forçando a mente para que ela apareça não é uma boa saída. Nesse caso, o melhor a fazer é sair para caminhar. Assim, seu cérebro irá relaxar e, então, sua ideia brilhante poderá surgir de forma natural, sem nenhum tipo de pressão.

3 – Ajuda a Perder Peso

Apesar de ser uma atividade mais leve, caminhar também ajuda no controle do peso corporal, mas, claro, se associada a uma alimentação saudável. Inclusive é uma ótima opção para quem quer deixar o sedentarismo para trás e começar a se exercitar.

4 – Reduz o Risco de Doenças

Caminhar durante trinta minutos todos os dias é capaz de auxiliar na redução dos riscos de uma série de doenças, como as degenerativas, o diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, entre outras. Por todos esses motivos é uma atividade bastante recomendada para idosos.

5 – Fortalece os Ossos e as Articulações

A caminhada diária auxilia na estimulação dos ossos, aumentando sua densidade. Além disso, também traz benefícios para as articulações, tornando-as mais fortes. Nesse sentido, a atividade ajuda na prevenção de problemas como a osteoporose e a artrite. Inclusive é recomendada por muitos médicos como complemento do tratamento dessas doenças.

6 – Prepara Para Exercícios Mais Intensos

Uma pessoa acostumada a uma rotina sedentária pode utilizar a caminhada como uma opção para começar a se movimentar e, assim, se preparar para praticar exercícios mais intensos. Aumentar o ritmo aos poucos é fundamental para dar tempo para que o corpo se acostume a se movimentar e, assim, prevenir lesões.

7 – Ajuda a Relaxar a Mente

Enquanto caminha, observe o mundo ao seu redor, as pessoas, as construções, paisagens, os carros passando. Concentrar-se em elementos externos é uma ótima maneira de relaxar a mente e obter novas perspectivas em relação à vida. Faça desse um momento só seu, em que possa deixar os seus pensamentos fluírem livremente.

Dicas Para Começar a Caminhar

Se você está sentindo vontade de começar a caminhar, depois de fazer uma avaliação médica e saber que está tudo certo, apenas comece e faça isso ainda hoje se possível. Não deixe para amanhã a sua busca por bem-estar, saúde e qualidade de vida. Confira, a seguir, dicas para começar.

Defina uma rotina: disciplina e organização são essenciais para que a atividade realmente se torne parte do seu dia a dia. Então, verifique quais são os dias e horários em que poderá caminhar e siga à risca essa programação.

Comece devagar: não adianta querer caminhar por vários quilômetros logo no primeiro dia. É fundamental que respeite os limites do seu corpo e permita que ele se acostume com a nova atividade aos poucos. Por isso, comece caminhando por trechos mais curtos e vá aumentando gradativamente.

Vá com ou sem companhia: ter alguém com quem caminhar pode ser bastante agradável e motivador, contudo, evite depender de outra pessoa para isso. Se desejar, convide alguém para ir com você, mas vá mesmo que o convite não seja aceito.

Ouça música: os fones de ouvido podem ser uma ótima companhia para as suas caminhadas. Escolha uma playlist com suas músicas preferidas e torne esse momento ainda mais agradável. Apenas tome cuidado se for andar por vias em que há trânsito, pois zelar pela sua segurança é primordial.

Faça alongamentos: antes de sair para caminhar, faça exercícios de alongamento. Eles irão ajudar a preparar o seu corpo para se movimentar e, assim, reduzir o risco de lesões.

Controle sua respiração: deixar de controlar sua respiração enquanto caminha pode fazer com que se canse mais rapidamente. Então, atente-se para a forma com a qual está inspirando e liberando o ar do seu corpo. Uma forma interessante de fazer isso é sincronizando seus passos com a respiração, assim ficará mais fácil manter o controle.

Use roupas e calçados adequados: para que consiga se movimentar livremente, é importante que utilize roupas de tecidos leves e maleáveis. Um tênis confortável também é essencial para manter os seus pés confortáveis e reduzir os impactos.

Consulte um médico: se está vivendo de forma sedentária há muito tempo, tem mais de 60 anos, pressão alta, diabetes, problemas nas articulações ou qualquer outra dificuldade ressalto que é de grande importância que consulte um médico antes de começar a caminhar. Assim, ele poderá dar as orientações necessárias para que a atividade traga apenas benefícios e não complicações.

Espero que este artigo tenha te inspirado a cuidar mais de si e buscar atividades como a caminhada, que promovem a sua saúde e o seu bem-estar físico, emocional e mental. Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que mais pessoas se inspirem a buscar ter mais qualidade de vida e, assim, sejam mais saudáveis e felizes.

FONTE: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-caminhada-saude-mental-fisica/

Share this post