Boa vizinhança: por que é importante e como conviver bem?

Boa vizinhança: por que é importante e como conviver bem?

 

É de comum acordo que ter uma boa vizinhança é fundamental para garantir uma vida com menos incômodos e com mais qualidade, não é mesmo? Entretanto, para que tenha a harmonia em seu condomínio, é importante que cada pessoa faça a sua parte e busque sempre respeitar os limites, especialmente em relação ao espaço do vizinho.

Vale mencionar que você não deve fazer com os outros o que não quer que façam com você, como diz o ditado popular.
Com base nisso, resolvemos apresentar, neste post, o porquê de ter uma vizinhança agradável ser tão valoroso. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para que você garanta a boa convivência em seu condomínio horizontal, evitando conflitos e situações desagradáveis.

Por que ter uma boa vizinhança é importante?

Viver em harmonia com os vizinhos é essencial para evitar que as diferenças gerem conflitos e acabem prejudicando a sua vida e também a de sua família.

Essa convivência harmoniosa garante mais tranquilidade no dia a dia e permite que relações com pessoas agradáveis sejam criadas. Isso significa que os vizinhos vão confiar em você e que a velha história de “ajudar e ser ajudado” pode se tornar realidade no local onde você mora.

Como conviver bem?

Existem algumas dicas muito boas que auxiliam a conviver bem em um condomínio e que tornam a vizinhança muito mais agradável, tanto para você quanto para a sua família e os outros moradores. Veja como evitar conflitos e manter a boa convivência com os vizinhos com as 7 dicas que o AlphaNews separou para você:

1. Respeite as regras:

O primeiro passo para conviver bem com os vizinhos é respeitar as regras do local. Isso engloba qualquer tipo de condição especial que deve ser seguida, a fim de que as pessoas do ambiente vivam em harmonia. Na maioria das vezes, elas estão diretamente ligadas com ações diárias dos próprios moradores.
O barulho fora de hora é um dos maiores motivos de conflito entre moradores. A lei do silêncio estabelecida na legislação nacional vai das 22h até às 08h, respeitar esse horário é de extrema importância para manter a boa convivência. Mas isso não significa que nos demais horários é liberado qualquer tipo de barulho, nestes casos vale usar do bom senso.

2. Seja gentil:

Não adianta agir dentro das regras se você não for gentil, não é verdade? Comportar-se com grosseria e ser mal-educado pode lhe afastar de todos os moradores e, ainda pior, pode fazer de você um vizinho desagradável.
Por esse motivo, a sugestão é praticar a gentileza e ser educado, tornando o convívio muito mais agradável. Para isso, cumprimente e sorria para os demais moradores; converse civilizadamente; recepcione um novo vizinho; pratique a troca de pequenos favores; evite transitar com roupas de banho em áreas como a de entrada ou recepção; e evite buzinar à noite, especialmente entre 22h e 6h, já que pode incomodar as outras pessoas.

3. Cuidado com as crianças:

Elas são a alegria de qualquer ambiente, mas também estão sujeitas a algumas regras de convivência. Os pais devem ficar atentos para algumas regrinhas básicas: crianças pequenas devem ser acompanhadas por um responsável sempre que for passear ou brincar pelo empreendimento, durante as brincadeiras devem sempre respeitar o amiguinho ou a pessoa responsável pela atividade.

4. Animais de estimação:

A falta de cuidados com os animais e a perturbação do sossego e do descanso dos vizinhos podem se transformar em um grande problema. Por isso, utilizar sempre a guia em áreas comuns, limpar as sujeiras feitas pelo animal nas dependências do condomínio e não deixá-lo sozinho por muitas horas são algumas atitudes que devem ser tomadas pelos donos dos animais.

5. Áreas comuns:

A área de lazer, Clubhouse, é um grande atrativo e uma das maiores vantagens de quem prefere viver em condomínio. Porém, algumas normas e horários de uso precisam ser estabelecidos para que o sossego e a tranquilidade de todos não sejam prejudicados. Os moradores que utilizam os espaços do Clubhouse, tais como piscina, academia e salão de festas, precisam estar atentos às regras e tomarem cuidados com a preservação das dependências que são um bem comum a todos.

6. Trânsito:

Aqui está outro grande motivo de conflito entre os moradores: o trânsito de veículos. Respeitar o limite de velocidade e não buzinar são algumas das atitudes que os moradores precisam tomar bastante cuidado. Essas medidas são importantes tanto para manter a boa convivência, como para evitar acidentes.

7. Socialize:

Essa é uma regra de ouro para todos que desejam manter um ambiente agradável. A Associação Alphaville Ribeirão Preto realiza eventos durante todo o ano: festas juninascampeonato de futebolcolônia de férias para as crianças e diversos outros para dar a oportunidade de os associados se conhecerem e criarem laços de amizade. Participe desses encontros e conheça melhor quem mora ao seu lado!

É válido citar que essas não são atitudes que precisam ser praticadas diariamente. É importante combinar com os demais moradores, e realizar algum gesto solidário.

Frequentar as reuniões também é uma maneira para que você saiba de tudo o que acontece no local, sejam coisas boas ou coisas ruins, e ainda serve para esclarecer qualquer dúvida, especialmente sobre as regras do nosso empreendimento.

FONTE: https://alphanews.ribeirao.br/dicas-convivencia-com-os-vizinhos/2018/

Share this post