Alimentação saudável na quarentena: 6 dicas especiais para você cuidar durante o isolamento social

Alimentação saudável na quarentena: 6 dicas especiais para você cuidar durante o isolamento social

Em tempos de quarentena, manter uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para sua melhorar seu sistema imunológico e fortalecer seu organismo  

Com a situação de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, não é um exagero constatar que a sociedade tem passado por uma grande transformação em sua rotina em um contexto global.

Para conter a disseminação do Covid-19, a quarentena se tornou realidade para todos, exigindo uma reestruturação geral de práticas profissionais e pessoais. Assim, além de cuidar da inteligência emocional neste momento difícil, é de suma importância manter um cuidado com a alimentação, pois isso vai garantir um fortalecimento do sistema imunológico, o que é fundamental para o seu organismo estar preparado para enfrentar o vírus no caso de uma possível contaminação.

Neste artigo, vamos mostrar 6 dicas de práticas alimentares para você que é estudante do UniOpet cuidar melhor da sua alimentação nessa quarentena.

Tome nota:

1) Pratique o “mindful eating”

Você já viu aqui neste outro artigo que as práticas de Mindfulness ajudam na manutenção de uma vida mais equilibrada e saudável, focada na percepção do agora. Segundo esta mesma lógica, existe o “mindful eating”, que nada mais é do que a prática de uma “alimentação consciente” que visa harmonizar emoções e alimentação.

Trata-se do ato de comer focando sua consciência plena no momento e na experiência presente, se contrapondo ao “modo automático” que geralmente ligamos na cabeça quando vamos comer.

2) Atente-se ao comportamento à mesa

Sente-se à mesa de forma confortável, com seu corpo bem apoiado. Preste atenção em cada alimento do seu prato.

Não se concentre nos nutrientes ou nas calorias ingeridas, mas sim na alimentação como um todo. E não se distraia com celular, TV ou discussões neste momento.

Assim a experiência de sua alimentação será consciente e prazerosa.

3) Busque variedade nos pratos

Indiscutivelmente as diferenças nas manifestações dos sintomas da Covid-19 estão diretamente ligadas à maneira de se alimentar.

Então se o objetivo é ficar protegido, comer de forma variada vai garantir um sistema imunológico bem equilibrado, contudo isso não repele uma possível contaminação. Portanto fuja de saladas só com alface, tomate e cenoura e busque beterrabas, brócolis, couve-flor, vagem, abobrinha etc.

Quanto mais colorido o seu prato, melhor. E a variação é imprescindível.

4) Fragmente a alimentação

Agora é hora de ter muito cuidado com a alimentação porque as pessoas estão presas em casa, e confinamento é como sedentarismo. Ou seja, precisamos controlar a alimentação de olho na obesidade.

Para evitar a tentação de comer excessivamente ao passar o tempo todo em casa, é recomendado fazer seis refeições por dia, independentemente da hora em que acordar: café da manhã, colação (refeição intermediária entre o desjejum e o almoço), almoço, lanche da tarde, janta e ceia, sem porções exageradas.

5) Foque nos vegetais, frutas e grãos

Para conferir uma boa imunidade ao organismo, priorize as refeições baseadas em comida, especialmente vegetais e frutas, e tenha cuidado com a ingestão de vitaminas ou minerais em cápsula.

Alface, tomate, cenoura, pimentão, abóbora, abobrinha, são todos alimentos que possuem grandes quantidades de vitaminas e antioxidantes, fibras e água, que contribuem para a hidratação e o bom funcionamento do sistema imunológico.

E não deixe de incluir grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico nas suas refeições.

6) Higienize os alimentos

Além de se conscientizar sobre a ingestão dos alimentos é fundamental higienizá-los adequadamente neste momento de infecção viral. Ao comprar frutas no supermercado, lembre-se que elas estão expostas a todos, portanto é muito fácil levar um alimento contaminado para casa.

Dessa forma, toda vez que você chegar em casa com as compras, higienize os alimentos com hipoclorito (dilua 20 ml de água sanitária em 1 litro de água normal), e não se esqueça de higienizar também todas as embalagens com álcool 70% e água e sabão.

Embora as aglomerações estejam sendo controladas, o vírus continua circulando na sociedade porque pode sobreviver até 24h em superfícies.

FONTE: https://www.opet.com.br/blog/interna/alimentacao-saudavel-na-quarentena-6-dicas-especiais-para-voce-cuidar-durante-o-isolamento-social

SITE: https://www.opet.com.br

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