A importância do uso da máscara no combate ao coronavírus

A importância do uso da máscara no combate ao coronavírus

Desde o início da pandemia de coronavírus, as máscaras foram listadas entre os mecanismos de proteção contra a infecção. No entanto, seu uso era recomendado, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para os profissionais da saúde, pessoas infectadas ou familiares cuidando de doentes. Hoje em dia, existe o entendimento geral que seu uso por toda a população é uma alternativa importante no combate ao coronavírus.

Por que as máscaras estão sendo recomendadas?

No início, o uso delas era mais restrito porque ainda não havia certeza de sua eficácia na prevenção da infecção e também porque havia um medo de que o produto faltasse nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais. Apesar da OMS manter sua recomendação, muitos países, estados e municípios têm incentivado o uso de máscaras de proteção. Em Três Rios, por exemplo, no dia 20/04 entrou em vigor o decreto municipal Nº 6.303, que determina a utilização de máscaras em espaços públicos, supermercados, farmácias, bancos, agências lotéricas e também no transporte coletivo.

As máscaras são eficazes contra o coronavírus?

Sim, inclusive o Ministério da Saúde reconhece sua eficácia e ensina como fazer uma máscara caseira para incentivar o seu uso. Além disso, um estudo recente publicado pela revista Nature Medicine atesta que as máscaras são barreiras eficazes para impedir o contágio.

Como a máscara nos protege?

Uma das formas de contágio do Sars-CoV2 (coronavírus) é através do ar. Ele pode ser transmitido quando expirado por uma pessoa infectada. Nesse aspecto, o uso de máscara facial de proteção é de suma importância, pois ela atua como uma barreira, impedindo que o vírus tenha acesso direto às vias respiratórias.

As máscaras caseiras funcionam?

Sim, você pode utilizar uma máscara caseira para se proteger. O Ministério da Saúde apenas recomenda que as máscaras sejam feitas com tecidos limpos de algodão, tricoline, TNT ou outros. As máscaras caseiras também devem possuir pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. Também é importante que as suas dimensões sejam adequadas, de modo a cobrir totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Viu só como as máscaras são importantes? Não deixe de utilizar a sua antes de sair de casa.

Share this post