A importância de se fazer exercícios físicos

A importância de se fazer exercícios físicos

A importância do exercício físico para a saúde

Nas ultimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do individuo.Tudo isso, e consequência de um novo padrão de vida da sociedade moderna (SAMULSKI, 2000).

Essas mudanças de hábitos resultaram num ambiente propicio para a inatividade física e juntamente com alimentação excessiva e errônea para um estilo de vida incorreto. Nesse caso, á prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as consequências que parecem ser bastante clara, e sendo um dos fatores para terem maiores probabilidade de desenvolverem doenças crônicas degenerativas. Esses resultados são debatidos frequentemente entre os profissionais na área da saúde e amplamente documentados na literatura atual (FARIA JÚNIOR, 2009).

Segundo Nahas (2001), a prática regular de exercícios físicos promove uma melhora fisiológica (controle da glicose, melhor qualidade do sono, melhora da capacidade física relacionada à saúde); psicológica (relaxamento, redução dos níveis de ansiedade e estresse,melhora do estado de espírito, melhoras cognitivas) e social (indivíduos mais seguros, melhora a integração social e cultural, a integração com a comunidade, rede social e cultural ampliadas, 20 entre outros); além da redução ou prevenção de algumas doenças como osteoporose e os desvios de postura.


REFERÊNCIAS:

SAMULSKI, D. M; NOCE, F.a importância da atividade física para à saúde e qualidade de vida: um estudo entre professores, alunos e funcionarios ufmg. Rev.Bras. Atividade Física e Saúde.V. 5, n.1, 2000.

FARIAS JÚNIOR, J. C; NAHAS, M. V; BARROS, M. V. G; LOCH, M. R; OLIVEIRA,E. S. A; DE BEM, M. F. L; LOPES, A. S.Comportamentos de risco à saúde em adolescentes no Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Rev. Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 25(4):344–52, 2009.

NAHAS, M. V. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

FONTE: https://medium.com/@biancabacelar/a-import%C3%A2ncia-do-exerc%C3%ADcio-f%C3%ADsico-para-a-sa%C3%BAde-182eea17092b

SITE: https://medium.com

Share this post