6 dicas excelentes para manter uma alimentação saudável

6 dicas excelentes para manter uma alimentação saudável

 

1. Coma de tudo um pouco

Os nutrientes responsáveis por dar cor aos vegetais e verduras também realizam funções importantes para o bom desempenho do nosso corpo. Ao adotarmos uma alimentação saudável — com ingredientes de variadas cores — oferecemos ao organismo todos os nutrientes necessários para que se tenha um funcionamento equilibrado, cumprindo todas as tarefas de forma saudável e retardando; prevenindo doenças.

2. Beba pelo menos 8 copos de água por dia

A água é um componente essencial para o funcionamento ideal do nosso corpo. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e está presente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, a ausência de liquido é o que mais faz falta no desempenho corporal, daí a importância de sempre se manter hidratado.

Ter constantemente uma garrafinha de água por perto é um hábito fácil e importante de se adotar. 😉

3. Consuma frutas, verduras e legumes

Verduras, legumes e frutas são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Portanto, devem estar presentes diariamente em nossas refeições. A ingestão adequada destes alimentos contribui para o controle de calorias, para uma boa saúde e ainda protegem contra o aparecimento de doenças.

O corpo precisa de energia e devemos consumir gorduras, carboidratos e proteínas. Contudo, sem as vitaminas e minerais presentes nos alimentos coloridos, o nosso organismo não saberia como catalisar os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento corporal.

4. Evite doces e alimentos calóricos

Evite comer exageradamente alimentos com calorias vazias, ou seja, aqueles sem valor nutricional para o nosso organismo. Apesar de comida pronta ser mais prática, não é nada saudável. Pelo contrário. A maioria dos produtos industrializados são ricos em sódio, corantes, conservantes e outros aditivos químicos que fazem mal à saúde.

Comer esses alimentos de vez em quando não há problema, o que prejudica a saúde é comê-los em excesso. Então, que tal trocar o hambúrguer de fast food por um lanche mais nutritivo? Fica a dica! 😉

5. Coma sem pressa

Coma devagar e mastigue bem o alimento, tá? Isso permite com que o cérebro processe de maneira eficiente o recado enviado pelo hormônio de saciedade, indicando que já se comeu o suficiente e impedindo que se coma mais que o necessário.

Além disso, a mastigação adequada auxilia na digestão, prevenindo determinados incômodos digestivos e promovendo uma maior absorção dos nutrientes alimentares.

6. Não faça dietas sem acompanhamento profissional

É importante enfatizar que muitos prejuízos podem acompanhar os regimes realizados sem um acompanhamento médico adequado.

Quando um nutricionista planeja o programa alimentar de um paciente, muitos aspectos individuais são levados em conta como exames médicos, aversões e intolerâncias alimentares, questões genéticas, entre outras informações.

O que funciona para outra pessoa pode não servir para você, tá? Então, antes de começar qualquer dieta consulte um profissional especializado. 😉

FONTE: https://www.boavontade.com/pt/saude/6-dicas-para-manter-uma-alimentacao-saudavel

SITE: https://www.boavontade.com/

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