3 Dicas de Limpeza para ter uma Casa Saudável

3 Dicas de Limpeza para ter uma Casa Saudável

Nathanna Alves

Você já pensou em como manter a sua casa mais saudável? Confira nossas dicas de limpeza!

Uma vida saudável é algo que todos nós desejamos – mas, veja bem, a definição de saúde vai muito além da ausência de doenças, já que está relacionada também à qualidade de vida, englobando aspectos mentais e emocionais.

Ir ao médico regularmente e fazer exames periódicos é muito importante. No entanto, é preciso mais. Cuidar da saúde é também ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e, claro, cuidar do ambiente em que vivemos.

Separamos algumas dicas de limpeza, para você ter uma casa saudável e melhorar sua qualidade de vida! Afinal, casa limpa, gente feliz 🧡

Organize tudo – Nada de acumular!

Você é um acumulador? Muitas vezes temos apego exagerado com as coisas materiais. Na nossa casa, isso pode gerar alguns transtornos não só ocupando espaço, mas também fazendo crescer o lixo, sem que a gente perceba.

Jornais velhos, revistas, livros ou aquela receita que você guardou há muito tempo na gaveta podem ter outro destino, concorda? Separe tudo em caixas, etiquetando o que pode ir para o lixo, o que pode ser doado e o que você vai guardar, mas concentre-se em guardar apenas o necessário. Vale também separar coisas para a reciclagem, assim você ainda ajuda o meio ambiente.

Organizando, você consegue liberar espaços e dar nova utilidade para eles, deixando o ambiente mais leve.

Acabe com os ácaros

Os ácaros são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias. Centenas de milhares deles podem viver em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado e por aí vai.

Eles se alimentam de material orgânico, ou seja, de células da pele humana morta encontradas na poeira, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmidos, prejudicando a sua saúde.

Para prevenir a infestação de ácaros, você deve:

1. Limpar o colchão ao menos uma vez por semana. Tire a roupa de cama e, antes de trocar por lençóis limpos, espalhe bicarbonato de sódio pela superfície do colchão. Aguarde meia hora e tire o produto com o aspirador de pó. Sozinho, o bicarbonato já ajuda a tirar manchas superficiais, diminuir a umidade e desinfetar o tecido. O aspirador completa o trabalho, eliminando ácaros e poeira. Faça o mesmo com os tapetes.

2. Ventiladores e ar condicionados também acumulam poeira, então é necessário limpá-los periodicamente.

3. Lave cortinas pelo menos duas vezes por mês

Mantenha uma rotina de limpeza

Administrar uma casa exige planejamento. Com o dia a dia cada vez mais corrido, o ideal é que você monte uma rotina básica de limpeza, para não deixar acumular tarefas no seu tempo livre – afinal, lazer também é saúde 🙂

Se você tem dificuldade de se organizar, existem alguns aplicativos que podem te ajudar, como o Casa em Ordem ou o Organize sem Frescuras. Experimente também a Técnica Pomodoro, que aumenta a produtividade dividindo o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguindo melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Faça coisas pequenas ao longo da semana: não deixe acumular louça ou roupas espalhadas pela casa. Guardar algo assim que acabar de usar também ajuda na organização geral.

Itens decorativos que ajudam na saúde

Já falamos aqui sobre plantas que ajudam a respirar melhor. Mas não são só as plantas que podem compor o ambiente agregando algo positivo à sua saúde. Alguns objetos unem decoração e utilidade veja só:

–  Algumas luminárias vendidas no mercado, como essas aqui, ajudam a eliminar os mosquitos e os riscos que eles trazem à saúde. Você encontra em diversos modelos, podendo escolher o que mais combine com você e com a sua casa.

– Umidificadores de ar são ideais para amenizar os efeitos causados pela baixa umidade, como ressecamento da retina ocular, problemas de alergias respiratórias, tosses e irritações na garganta. Se você está pensando naqueles aparelhos enormes e barulhentos, pode parar! Existem opções super modernas, que não fazem barulho e você pode incluir até fragrâncias, como essa aqui.

– Aromatizadores de ambiente são ótimos para trabalhar a saúde emocional. Escolher um aroma para a casa traz bem-estar, deixa o ambiente agradável e desperta memórias afetivas. Alguns aromatizadores também funcionam como luminárias que combinam com qualquer ambiente.

FONTE: https://grupoimoveis.com/3-dicas-de-limpeza-para-ter-uma-casa-saudavel/

SITE: https://grupoimoveis.com

Share this post