Daily Archives: 2 de julho de 2021

Como fazer caminhada: sugestão de treino para iniciantes

 

Fazer caminhada é sempre a mesma coisa? Será que existe algum tipo específico de treino de caminhada? E como evoluir da caminhada para a corrida?

Confira neste artigo as respostas para essas e outras dúvidas, além de ótimas dicas para você atingir seus objetivos com a caminhada, e uma proposta de rotina de treinos específico ao final.

É muito comum a caminhada ser a porta de entrada para a prática de outros esportes, principalmente a corrida, além de ser a maneira mais simples de vencer o sedentarismo.

Vamos desvendar aqui neste artigo aspectos pouco comentados sobre essa atividade democrática e prazerosa.

Você pode conferir o conteúdo deste artigo em vídeo, no nosso Canal do YouTube. Basta dar o play na janela abaixo:

Caminhada é a atividade certa para você?

A resposta para essa pergunta vai variar de acordo com o seu perfil. É importante que, antes de escolher praticar qualquer tipo de atividade, você saiba responder: onde você está hoje e onde você quer chegar.

Não é possível afirmar aqui se a caminhada é ou não o melhor para o seu caso, mas ressaltamos dois pontos que podem te ajudar a chegar a uma conclusão:

1: A caminhada promove benefícios como emagrecimento, ganho de força, resistência, equilíbrio, condicionamento cardiovascular, etc.

2: A caminhada é uma atividade leve, ou seja, pouco intensa. Normalmente ela promove um gasto energético menor do que outras atividades, como corrida, ciclismo etc.

Se o seu objetivo é emagrecer, por exemplo, a caminhada talvez não seja tão eficiente, a menos que você esteja partindo do sedentarismo total. (Nesse caso, sim, a caminhada exigirá bastante do seu corpo, gastando bastante energia.)

Outra hipótese: caso você já praticou corrida e teve que parar por causa de uma lesão, a caminhada também pode ser uma ótima opção para retomar o condicionamento, sem impacto.

Independente do seu perfil, caminhar sempre será uma ótima opção pela simplicidade, além do pouco impacto e da facilidade de encaixar na rotina.

Descubra o seu perfil e comece a se desafiar, a sentir o comportamento e a evolução do seu corpo com uma rotina de caminhadas bem planejada. No final deste artigo, separamos um rotina de treino bem interessante para você!

Formas de caminhar

Observe na imagem abaixo duas formas de caminhar:

Não queremos falar aqui de “certo” ou “errado”. A diferença entre as caminhadas acima diz respeito ao aproveitamento energético do exercício.

Na caminhada da direita, o atleta consegue obter um melhor aproveitamento energético do exercício porque trabalha, além das pernas, os braços e o abdômen, com um tronco firme e os braços bem encaixados.

Essa é uma ótima maneira de usar a caminhada para emagrecer e ao mesmo tempo ganhar condicionamento cardiovascular de forma mais rápida.

Para você que pretende fazer uma caminhada mais firme, a dica é observar a sua postura durante a atividade:

A mecânica da caminhada

Já parou para analisar o padrão de movimento na caminhada?

Tecnicamente, na caminhada há sempre um pé no chão, além de um duplo contato dos pés com o solo no momento de transição do passo. E isso é completamente diferente da corrida, que tem uma fase aérea, sem contato de nenhum dos pés com o solo, o que, inclusive, gera mais impacto.

Ao pensar nesse “duplo contato do pé com o solo” pode ser que você esteja concluindo que a caminhada sempre será lenta…

Isso não é verdade!

A verdade é que é possível, sim, manter o duplo contato com o solo e ganhar velocidade. Essa prática é um esporte e tem nome: marcha atlética!

Atletas de marcha atlética, como o campeão brasileiro Caio Bonfim (da foto acima), executam um movimento ostensivo de caminhada, sempre com um dos pés no chão. E pasme! A marcha atlética deles pode alcançar uma velocidade de 15 km/h!

Resumindo:

A velocidade, por si só, não determina se você está caminhando ou correndo. O que diferencia as duas modalidades são os padrões de movimento das mesmas. Ou seja: você pode estar na esteira a 7 ou 8km/h, tanto caminhando quanto correndo…

FONTE: http://corridaperfeita.com/como-fazer-caminhada/