10 formas de combater a dengue que você precisa saber!

10 formas de combater a dengue que você precisa saber!

Com a chegada do verão, é comum ter o aumento das incidências da dengue. Isso acontece devido às chuvas, que geram mais focos de água parada, locais para a proliferação do transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Por isso, trazemos hoje 10 formas de combater a dengue.

Em princípio, é preciso tomar cuidado com esse vírus, já que ele pode levar à morte em casos mais graves. Por isso, é importante que você saiba mais sobre a dengue. Vamos começar?

A dengue, seus sintomas e tratamento

Antes de mais nada, é preciso saber que o vírus da dengue pode ser encontrado em 4 formas: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Sendo assim, todos os tipos provocam os mesmos sintomas, variando apenas na dengue hemorrágica.

Dengue clássica

Esse é o quadro mais leve da dengue e pode até ser confundido com uma gripe. Sendo assim, os sintomas duram de cinco a sete dias, com sinais como:

  • Febre de 39°a 40°C;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Indisposição;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Enjoos;
  • Vômitos etc.

E a dengue hemorrágica?

Primordialmente, ela causa alterações na coagulação sanguínea e, se não tratada com rapidez, pode até mesmo levar à morte. Além dos sintomas da dengue clássica, esse tipo causa ainda:

  • Fortes dores abdominais;
  • Confusão mental;
  • Pele pálida e úmida
  • Sangramento pelo nariz, gengiva e bocas;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Sede em excesso;
  • Pressão sanguínea baixa etc.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com repouso e a ingestão de muito líquido, para evitar a desidratação. Já os cuidados em caso de dengue na gravidez exigem ainda mais atenção, porque a doença pode levar à perda do bebê.

Havendo febre, pode ser receitado um antitérmico como o paracetamol. Porém, para casos mais graves, a internação é necessária para fazer a hidratação endovenosa.

10 formas de combater a dengue

A saber, a prevenção ainda é a melhor maneira para evitar a dengue e outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

Então, para combater o mosquito da dengue, basta seguir essas dicas.

1. Elimine os cacos de vidro

Primeiramente, vede os cacos de vidro nos muros usando cimento. No quintal, remova todos aqueles que podem acumular água.

2. Embale as garrafas

Seja garrafa PET ou de outro material, é preciso embalar e descartar corretamente, cobrindo ou deixando a boca para baixo.

3. Deixe as lajes secas

Não deixe que a água acumule em sua laje. Essas pequenas poças são um local propício para a criação do mosquito da dengue.

4. Cubra o vaso sanitário e os ralos

Esses locais acumulam água parada, por isso devem ser vedados ou cobertos se não estiverem em uso.

5. Mantenha a piscina limpa

Também é preciso cuidar de sua área de lazer. Por isso, deixe sua piscina sempre limpa e bem tradada, usando cloro e o filtro com regularidade.

6. Cuide de baldes e vasos de plantas vazios

Guarde esses recipientes em um local coberto e com a boca para baixo. Evite plantas que acumulam líquido ou retire a água das folhas toda semana.

7. Observe lugares com água parada

Cuide de falhas no piso, pneus sem uso, tonéis, cisternas, poços ou caixas de água. Mantenha todos fechados ou cobertos. Dessa forma, o mosquito não terá onde depositar seus ovos.

8. Conserve as vasilhas dos animais limpas

Os potes com água de seu gato ou cachorro devem ser lavados, pelo menos, duas vezes por semana. Para isso, use sabão e água corrente.

9. Coloque areia nos pratinhos dos vasos de planta

Coloque areia até a borda dos pratinhos e cuide para que eles estejam sempre higienizados.

10. Trate objetos decorativos que contenham água

Deixe os objetos de decorativos com água tratada com cloro. Além do mais, você também pode criar peixes, porque eles se alimentam com as larvas do transmissor da doença.

FONTE: https://www.corretoracedro.com.br/blog/10-formas-de-combater-a-dengue-que-voce-precisa-saber/

SITE: https://www.corretoracedro.com.br

Share this post